Sofia Brissos

  • Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (1995)
  • Internato Complementar de Psiquiatria no Hospital Júlio de Matos (2003 – 19.4 Valores)
  • Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia da Justiça, em Medicina Social e em Avaliação do Dano Corporal.

Sofia Alexandra Brissos (BRISSOS, S), é especialista em Psiquiatria, sub-especialista em Psiquiatria Forense, tendo competência em Avaliação do Dano na Pessoa e em Peritagem Médica da Segurança Social.

Diretora Clínica da “LEGISMENTE – Psiquiatria e Psicologia Clínica e Forense”, é também perita psiquiatra do INMLCF desde 2017, tendo realizado centenas de avaliações no âmbito de Dano Corporal, Penal e Cível. É também ‘Consultora’ de Psiquiatria da CGA (Caixa Geral de Aposentações) e demais seguradoras.

No passado exerceu funções no Hospital Distrital de Santarém, tendo a partir de 2006 ingressado no quadro do actual Polo Júlio de Matos da Unidade Local de Saúde de São José, exercendo funções como Assistente Hospitalar Graduada de Psiquiatria, especificamente no Serviço Regional de Psiquiatria Forense.

É autora de mais de 40 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, e de vários capítulos de lviros na área das Perturbações Psicóticas e também na Área Forense, sendo revisora de várias prestigiadas revistas cientificas internacionais. Destaca-se a sua presença em dezenas de congressos nacionais e internacionais, bem como a participação em programas televisivos para o grande público divulgande temas psiquiátricos, nomeadamente os já referidos.

Foi docente livre da cadeira de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e tem colaborado no Curso de Internato Médico do CHPL, no Curso de Internato Médico do INMLCF, na Unidade Curricular (UC) opcional de Medicina Legal e Ciências Forenses do Mestrado Integrado de Medicina da Nova Medical School, no Curso de Formação de Magistrados do Centro de Estudos Judiciários de Lisboa, no Curso de Formação Avançada em Saúde Mental da Universidade Católica Portuguesa, do 1º Curso de Pós-Graduação em Psicologia Forense da Faculdade de Direito de Lisboa (organizado com o Instituto IURIS), no 1º Curso de Especialização em Avaliação do Dano Corporal (Pessoal) Pós-Traumático da FMUL e no Curso de Pós-Graduação em Avaliação do Dano Corporal Pós-Traumático (na pessoa) do Centro de Estudos de Medicina Legal, e na UC do Curso de Ciências Forenses e Investigação Criminal da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona.