A Empresa
A Empresa
A LEGISMENTE é uma instituição privada e independente, especializada em serviços clínicos e forenses de Psiquiatria, Neurologia e (Neuro)psicologia. Com sede em Lisboa, a LEGISMENTE foi criada com o objectivo de coadjuvar os tribunais, e demais serviços e entidades que intervêm no sistema de administração da justiça.
A LEGISMENTE presta serviços a entidades públicas e privadas, bem como a particulares em domínios que envolvam a aplicação dos conhecimentos médico-legais na área da Psiquiatria e Psicologia Forense, nomeadamente na elaboração de Pareceres e Relatórios Periciais Médico-Legais, e na prestação de consultadoria técnico-científica especializada.
A LEGISMENTE é constituída por peritos de reconhecida honorabilidade e competência na área da Psiquiatria e Psicologia Forenses.
A LEGISMENTE promove o ensino, a formação e a investigação no âmbito da Psiquiatria Forense, procurando promover e difundir a formação e aperfeiçoamento de profissionais no âmbito médico-legal.
Missão
Valores
Diferenciação
Os profissionais da LEGISMENTE têm formação específica na avaliação forense, sendo sub-especialistas em Psiquiatria Forense, titulares da Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Forense e/ou do Curso de Avaliação de Dano Pós-Traumático, ministrado com pelo INMLCF – Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.
A LEGISMENTE disponibiliza ainda a valência de Neuropsiquiatria, permitindo uma maior abrangência de visões na avaliação de questões de fronteira entre a Psiquiatria e a Neurologia.
Os pareceres médicos e psicológicos elaborados pela LEGISMENTE são isentos, rigorosos e multidisciplinares, e disponibilizados de forma célere.
Contexto
- As instituições públicas não têm mostrado capacidade de execução de perícias forenses com a celeridade desejada, impactando o processo judicial e condicionando atrasos consideráveis no desfecho dos processos.
- De facto, a actividade pericial acarreta extrema dificuldade na alocação de recursos humanos e por vezes arrisca a multas sancionatórias decorrentes de atrasos
- Com a criação da subespecialidade de Psiquiatria Forense, é desejável que apenas psiquiatras com essa subespecialidade realizem perícias psiquiátricas forenses, o que vai aumentar ainda mais o tempo de espera devido ao número limitado de psiquiatras com a subespecialidade ou reconhecida experiência e mérito nesta área.
- No sector privado, em particular as Seguradoras e a Banca, requisitam frequentemente este tipo de serviços, não havendo oferta suficiente no mercado.
- As grandes Empresas defrontam-se com dificuldades na verificação da incapacidade temporária de trabalhadores que poderão fazer uso abusivo destas medidas, ao saber que os mecanismos de verificação estatal são lentos e inoperantes.